terça-feira, 27 de outubro de 2009

Como se forma a remela do olho?

Tenho certeza que qualquer pessoa já sofreu com "remela" no olho algum dia... pode lavar o rosto como quiser, em algum momento importante você está com remela no olho e só percebe muito depois ... olhe essa matéria:

Como se forma a remela?

Da lágrima à remela

Texto Yuri Vasconcelos / Ilustração Erika Onodera




Aquela pelota amarela ou branca que se forma no canto dos olhos quando acordamos é uma espécie de sobra das lágrimas.

Essencial para a lubrificação dos olhos, a lágrima é formada por 3 componentes: uma camada de muco, que aprisiona partículas de poeira; uma camada líquida, que fornece sal, proteínas e outros componentes importantes para a saúde da córnea; e uma camada gordurosa, mais externa, secretada pelas glândulas de Meibomius que ajuda a prevenir a evaporação da lágrima na superfície do olho.

Depois que as lágrimas são produzidas, elas se espalham pelo olho graças ao movimento de abrir e fechar das pálpebras. O excesso do fluido lacrimal é empurrado para o canto do olho, junto com poeira e todo tipo de sujeira que chega à nossa visão.

À noite, nossas glândulas lacrimais reduzem a produção da parte aquosa da lágrima absorvida pelo duto lacrimal , mas continuam a produzir muco e gordura. O ressecamento dessa meleca dá origem à remela ou ramela, as duas formas estão certas.


Interessante não??? Dica da Carina.

4 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    É sempre bom ser bem informado... agora eu já sei de onde vem a remela!

    uhahuahuauha

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo. imagina que eu não sabia de onde vinha esse negócio amarelado, gosmento e feio. Mudou minha vida... Obrigada mesmo, heheheheheheheheheheh

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião, mas não ofenda ninguém!