domingo, 1 de novembro de 2009

Qual a Origem dos Sobrenomes?

Qual a origem dos sobrenomes?

por TEXTO: JULIANA CUNHA

Hoje obrigatório, o sobrenome era um privilégio até o fim da Idade Média no Ocidente. Apenas nobres tinham um complemento oficial ao nome próprio, geralmente ligado à região em que eram soberanos.

Mas, conforme a população começou a aumentar e circular, um nome só (ainda que composto) não era mais suficiente para distinguir os plebeus, e o povo passou a ser identificado também por seu ofício, origem, fortuna, físico, personalidade. Para ficar em exemplos portugueses, foi assim que surgiram sobrenomes como Ferreiro, Lisboa, Rico, Longo, Valente etc. Aos poucos o hábito se disseminou e foi sendo passado para as novas gerações. Em 1370, já se encontra a palavra “sobrenome” em documentos oficiais de diversos países. A partir daí, a diferença passou a ser a maneira de usar, como você vê a seguir.

Todos os nomes
Veja como varia a composição oficial de um nome em vários países do Ocidente – não vamos nem entrar no Oriente.

Ilustração: Adriana Komura

------------------------------

É, é bom descobrir a origem das coisas. Eu, por exemplo, tive a infelicidade de ter um sobrenome que não tem nada a ver com a família. Meu avô, quando foi fazer os documentos (ele fez RG, CPF, Certidão de Nascimento, de Casamento, registrou os filhos, tudo no mesmo dia), alterou o sobrenome de família dele. E nas gerações que se seguiram, os filhos e netos ficaram com o sobrenome "inventado". Fazer o que???

A dica da matéria é da Carina, que viu aqui. Comentem!

Um comentário:

  1. hahah

    se eu fosse de origem russa, meu nome seria:

    Carina Osmarvich

    e os filhos do astamenol?

    kkk

    João Astamenolvich
    Maria Astamenolvich

    e assim por diante!!!

    rsrs

    a gente morre e não vê tudo!!!

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião, mas não ofenda ninguém!