sábado, 9 de janeiro de 2010

Retrospecto 2009 – Esporte

Cá entre nós, 2009 não foi o melhor ano que já existiu. Crise mundial abalando a economia, alguns desastres naturais, dentre outros episódios. Nesse post, darei inicio a uma série de posts que farão um retrospecto do ano de 2009, destacando os melhores e os piores acontecimentos. Essa primeira parte será sobre Esporte. Vamos lá:

Ronaldo no Corinthians, Fred no Fluminense, Adriano no Flamengo – A volta de craques para o futebol brasileiro.

- Não sou muito fã de futebol, mas pelos noticiários e comentários de colegas e amigos, a  presença de craques consagrados  foi uma atração a mais para o futebol brasileiro. Torcedores rivais e arquirrivais paravam para assistir as boas atuações de Ronaldo Fenômeno no Corinthians. Já Fred e Adriano foram decisivos para os seus clubes no Brasileirão.

Rio de Janeiro sede das Olimpíadas 2016.

- O sonho que tornou-se realidade: em uma votação com três turnos, o Rio de Janeiro ganhou. O Brasil ganhou. A América do Sul ganhou. O mundo parou. Madri (Espanha) foi vencida. As bonitas fotos do Rio e os projetos apresentados pelo governo Lula convenceram os jurados. E o Brasil será o primeiro país sul-americano a sediar as Olimpíadas. Conquista para os amantes do esporte olímpico.

Seleção Brasileira campeã da Copa das Confederações.

- Após sair para o intervalo de jogo perdendo por 2 x 0 para a seleção dos E.U.A., a Seleção voltou para o segundo tempo disposta a ganhar. Em uma final sensacional, o Brasil virou o jogo, e foi campeão da Copa das Confederações. Com a conquista, o Brasil se tornou o maior campeão nas duas competições oficiais da FIFA de futebol profissional: cinco vezes na Copa do Mundo, e três na Copa das Confederações.

Seleção Brasileira classificada para a Copa do Mundo 2010 na casa dos hermanos com um placar de Argentina 1 x 3 Brasil.

- Grande acontecimento do mundo esportivo de 2009 (pelo menos para os brasileiros e argentinos): a seleção Brasileira confirmou sua vaga na Copa do Mundo de 2010 de uma maneira histórica. Com bela atuação, venceu a Argentina em seu próprio território, dando grande vexame ao técnico Diego Maradona.

Felipe Massa sofre acidente na Fórmula 1.

- Os fans de plantão da Fórmula 1 imaginaram o pior: uma mola escapou do carro de Rubens Barrichello, que estava à frente, e acertou o capacete acima do olho esquerdo de Massa. Este perdeu a consciência e bateu contra a barreira de pneus a 190 km/h. Ficou em coma induzida por uns dias, mas felizmente está tudo bem, e ele voltará a correr nesse ano de 2010.

Escândalo na Fórmula 1: Nelsinho Piquet bateu propositalmente no GP de  Cingapura de 2008 para favorecer colega de equipe.

- Provavelmente, o GP de Cingapura de 2008 foi a corrida que tirou o título mundial de Felipe Massa. Isso devido à armação da equipe Renault: Flávio Briatore, então presidente da equipe, mandou Nelsinho Piquet bater propositalmente na 16ª volta da prova, incidente que deu vitória a Fernando Alonso, companheiro de equipe. Após o acidente, todas as equipes foram para o pitstop ao mesmo tempo, causando tumulto, e erro da Ferrari no carro do brasileiro Felipe Massa. Nelsinho foi inocentado, e Flávio Briatore banido da competição (mas acho que pode voltar).

Campeonato Brasileiro de Futebol: fim da supremacia do São Paulo. Flamengo campeão.

- Para especialistas, 2009 foi o ano mais disputado no campeonato brasileiro de futebol, desde que foi mudado para pontos corridos. E nos três últimos anteriores, o São Paulo foi campeão, algumas vezes com rodadas de antecedência. Em 2009, o título foi decidido na última rodada, coroando uma arrancada espetacular do Flamengo na segunda parte da competição: terminou o primeiro turno na décima posição da tabela. Méritos ao Flamengo, Hexa (ou Penta) Campeão Brasileiro!

Campeonato Brasileiro de Futebol: Coritiba rebaixado à Série B e sua torcida fazendo um estrago no seu estádio, o Couto Pereira.

- Escândalo e vergonha para o país que sediará a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016. Torcedores do Coritiba invadiram o gramado após o final da partida que decretou o rebaixamento do time à Série B do campeonado. Jogadores dos dois times foram agredidos, além dos árbitros e policiais. E o pior de tudo: o time foi condenado a ficar 30 (trinta) jogos sem mando de campo, enquanto os vândalos provalmente ficarão inpunes. Viva a Justiça Brasileira.

Cesar Cielo, o maior recordista mundial. Orgulho da natação brasileira.

- Sem muitos comentários. Cesar Cielo conquistou em 2009 o recorde mundial dos 50m livre na natação. Já possui o recorde dos 100m livre, além de ser campeão mundial nas duas categorias!

Jogadora Marta é pela quarta vez consecutiva a Melhor do Mundo pela FIFA.

- Supremacia Marta. Particulamente, não considero futebol feminimo algo bom de se assistir. Mas para a melhor do mundo deve-se tirar o chapéu: se jogasse no futebol brasileiro masculino, seria melhor que 70% dos jogadores. Sem exagero. Só coroou um ano perfeito para Marta: voltou ao Brasil conquistando duas competições (Copa do Brasil e Libertadores), além de um vice-campeonato nos E.U.A. no início do ano.

Lionel Messi é o primeiro argentino eleito Melhor do Mundo pela FIFA.

- Messi conquistou, pelo Barcelona, todos os seis títulos que disputou em 2009. Desde meados de 2009 já era apontado como favorito. Alguns dias antes da votação e entrega do prêmio de melhor do mundo, Messi ainda fez o gol do título mundial do Barcelona. E agora, a Argentina já tem alguém para dizer que foi melhor do mundo… hehe viva os hermanos.

Um comentário:

Expresse sua opinião, mas não ofenda ninguém!